Image Map

FreddieNerd: Como foi criado o iCarly?

Olá queridos leitores e visitantes do iCB.
Sabe essa série que você venera? Essa série que mudou a sua vida? Então, não iremos falar sobre ela hoje. Hoje iremos falar de iCarly. #Sarcasm

iSam e Drake & Josh

Lá pelos meados de 2006, quando Drake & Josh estava no auge de audiência na Nickelodeon e no mundo, Dan decidiu que era hora de dar uma pausa. Ele falou a respeito, e como muitos pensam, Drake & Josh não foi cancelada. Nem foi por causa da Miranda, por estrelar em uma nova série. Não. Leia abaixo o que disse Dan sobre o assunto:

"Nós tínhamos feito o show por um longo tempo. Drake (Bell) tinha trabalhado comigo por sete anos. Josh Hutcherson (Peck) seis. Ambos começaram em The Amanda Show comigo. Na 4ª Temporada, os garotos já estavam com 19 anos, e já tínhamos feito 60 episódios. Os meninos já estavam ambos prontos para seguir em frente, e a Nick achou que 60 episódios já era o suficiente.

Estou feliz que D&J acabou no seu auge de popularidade. Então, só pra esclarecer, a série nunca foi cancelada. Todos nós concordamos que havia chegado a hora de seguir em frente. Foi muito triste dizer adeus ao show. (P.S. Eu tenho o sofá da série na minha casa!)

Ah não, pera.

Sobre iSam, o que posso explicar? Então, eu comecei a escrever sobre essa nova série. O nome da personagem principal seria Sam, mas não seria a Jennette como protagonista. A ideia inicial sempre foi que Miranda estrelaria a série. Então, mesmo que chamasse iSam, a personagem principal - sendo Sam, seria a Carly apenas com o nome diferente. Seria o jeito da Carly, da mesma maneira que a Carly se veste, do mesmo jeito que ela fala, e com Miranda protagonizando.

Então após a ideia de criar um web-show, corri à registrar o domínio iSam, e adivinhem? Não estava mais disponível, já tinham comprado. Então eu, com minha equipe de produtores, começamos a ter ideia pra novos nomes dos personagens na série. Eu sempre gostei de Sam, e queria este nome nela. Então decidi que iria ser o nome do personagem do Nathan, se chamaria Samuel Benson, ou com o apelido, Sam. Mas acabamos mudando de ideia mais tarde, e os nomes, bem, vocês já sabem.

Starstruck e Demi Kibadora-vato

Palavras do Dan:

"Quando Drake & Josh acabou, a Nickelodeon e eu decidimos que eu faria uma nova série estrelando a Miranda Cosgrove, e minha ideia primeiramente era que ela faria uma garota "normal" que, em uma reviravolta do destino, iria estrelar sua série favorita.

Eu já tinha escrito o roteiro. Chamei de "Starstruck". Escrevi o Piloto (cheguei a mostrar na Nickelodeon) que era sobre Carly, uma garota normal que viraria a estrela da sua série favorita.


Na imagem acima, uma foto raríssima, com exclusividade do iCB, nossa querida Miranda Cosgrove atuando como Sonny. Haha, não.

A Nickelodeon acabou amando meu roteiro. Mas então depois... Uma noite aleatória com minha família (eu, minha esposa e meu grande amigo Steve), eu decidi que seria uma coisa MUITO MAIS LEGAL pra Carly criar seu PRÓPRIO SHOW - um show que ela poderia fazer o que quiser, dizer o que quiser, UM WEB SHOW.

Então, deixei o roteiro de Starstruck de lado em novembro de 2006 e, no mês de dezembro, escrevi um novo piloto chamado iCarly. Nós filmamos o piloto em Janeiro de 2007. Vocês sabem o resto da história. ;)

Algumas pessoas me perguntam se eu não fiquei bravo pela Disney "ter roubado minha ideia" sobre uma garota que acaba se tornando a estrela de sua série favorita.

Não, eu não fiquei/estou bravo. Primeiro, eu não tenho nenhuma prova de que eles roubaram. Mas também, não era segredo o projeto que eu estava trabalhando (Starstruck). Geralmente, todos os que trabalham na Nickelodeon (até as pessoas super legais da limpeza) sabe o que todo mundo está fazendo. Ou seja, pra deixar claro, todos sabiam sobre esse novo projeto, do enredo, de tudo.

Um dos produtores da série da Disney chegou a responder pra mim sobre o assunto, "confessando" que tinha inspirado na minha ideia de Starstruck. Eu só acho que nesse caso fica o velho ditado: "A imitação é uma das coisas mais sinceras de lisonja."

Bom, eu não imaginava que essa tal série de Sonny with a Chance (Sunny entre as Estrelas) era ideia do Dan. Aliás, já imaginaram como seria o iCarly se fosse Starstruck? Não se chamaria iCarly, não teria a nossa Sam malvada - provavelmente ela (Jennette) faria o papel da patricinha. Seria tudo completamente diferente... e estranho.

A respeito da Demi Kibadora-Vato: só queríamos chamar atenção. A Demi não tem nada a ver com isso, ela era apenas a atriz da série. Os encarregados disso são apenas os produtores/criadores.

Algumas curiosidades e um pouco mais

Bom, após o Dan ter explicado como tudo começou, ele fez uma sessão de Q&A (Questions and Answers, ou traduzido, Perguntas e Respostas). Algumas (muitas) curiosidades sobre a nossa querida maravilhosa gostosa série foram respondidas. E até uma notícia que te deixará de cabelo em pé.


Aviso: se você é fanático por iCarly, fanático mesmo, daqueles bem retardados (como eu), com certeza irá amar o resto do post. Caso apenas goste da série e só queria saber como foi criada, será super entediante. Então queridos posers, podem ir embora.



Pergunta de um fã: Teve/tem algum limite de temporadas/episódios que poderiam ser produzidos no iCarly?
Resposta do Dan: Não, não há e nem nunca houve limite. Vou citar aqui QUATRO fatores que determinam o tempo de vida de uma série.

(1º) Audiência: Se um programa não está atraindo um público grande o suficiente, a rede - no caso a Nickelodeon,  cancela a série. Felizmente, isso não nunca foi uma preocupação para o iCarly, porque é atualmente o programa mais popular de todos que já houve, na Nick e até mesmo na Disney. Em 2011, iCarly bateu o recorde de espectadores de Hannah Montana, que era na época, a mais famosa. E iCarly continuou a subir ainda mais acima do bloco em 2012. Assim, as classificações nunca foram um problema para a série.

(2º) Número de episódios necessário: eu não faço ideia de quando o canal decide quando uma série faz "episódios suficientes". The Amanda Show foi um grande sucesso, mas a Nick determinou apenas 41 episódios. Muito estranho. Eu desejava que fizéssemos uns 52 ou 53 episódios de iCarly. Mas acabou que a Nick determinou que queria pelo menos uns 70. No final, iCarly foi a única série sitcom com mais de 100 episódios em toda a história da nick (109 contando com todos e mais os especiais).

(3º) O tempo que o elenco quer continuar: Quando se inicia uma série, a nick (ou outra rede) faz um contrato com as estrelas para realizar na série um certo número de anos, ou temporadas (ciclos). Quando esses contratos expiram, o ator tem a escolha de continuar com a série, ou não. Às vezes, um ator sente que já fez o suficiente - e eles vão querer seguir em frente e fazer outras coisas (novos programas de TV, filmes, qualquer que seja). Outras vezes, eles escolhem continuar com a série, e, em seguida, o agente do mesmo negocia um novo acordo com a nick, para o ator aparecer em mais episódios.

(4º) Quanto tempo eu quero continuar: Assim como os atores, quando eu começo uma nova série com a nick, o meu contrato me obriga a fazer um certo número de episódios (desde que a nick quer me manter fazendo-os). Então, em algum momento, o meu contrato expira. Quando isso acontece, eu tenho a opção de "deixar o cargo" como showrunner. Se eu optar por renunciar (deixar o show), a nick então faz uma escolha - ou eles contratam outro showrunner para substituir-me na série, ou eles apenas cancelam a série. Mas... vamos apenas dizer... Eu realmente GOSTO de fazer minhas séries.

Pergunta de um fã:Todas as suas séries são escritas com pelo menos um ator específico em mente no começo?
Resposta do Dan: Na maioria das vezes, mas não sempre. Comecei a escrever All That em 1993, antes de qualquer uma das estrelas ter sido lançada. Mas com a maioria dos shows, sim, eu sabia quem iria estrelar o show antes mesmo de eu começar a escrever o meu primeiro resumo. Eu criei a maioria dos meus shows para uma estrela ou estrelas específicas.
Curiosidade divertida: Eu escrevi "Sam" especificamente com a Jennette (McCurdy) na minha mente. Ela tinha co-estrelado Zoey 101, e eu a amava e ela era um grande talento. Então, quando eu estava criando a melhor amiga de Carly, a Sam, eu sabia que Jennette provavelmente iria desempenhar esse papel.

Pergunta de um fã: Porque o site iCarly.com é diferente em outros países?
Resposta do Dan: Não faço ideia. Eu que comando o iCarly.com aqui nos EUA - mas eu não sei quem gerencia as versões estrangeiras do site. Talvez os episódios estão sendo mostrados em outros países em um ritmo diferente do que aqui na América. Se os episódios estão ficando para trás, acho que o site deve também.

Mas apenas pra esclarecer: a nick de cada país que toma conta da versão do site. Até cheguei a acessar uma vez com um I.P Brasileiro e me surpreendi do quão atrasado ele estava. Ná época, (estávamos no final da segunda temporada) ele ainda mostrava o primeiro vídeo que tínhamos postado, o "Freddie ensina tudo sobre áudio e câmera". Em breve teremos que falar com a Nickelodeon estrangeira sobre isso.

(Nota do redator: primeiro: oh my fuck god, o dan é fissurado no Brasil, até o nosso IP ele usa. #Chorando. E segundo: até hoje eles não atualizaram aqueles vídeos. Um absurdo!)

Pergunta de um fã: Desde quando o Spencer toma conta de Carly?
Resposta do Dan: Desde que Carly tinha 12 anos. No entanto, nós nunca estabelecemos esse fato em um episódio.

Pergunta de um fã: Você é Seddie ou Creddie?
Resposta do Dan: Você sabe que se eu responder isso, vai ter uma guerra de fãs, certo? Acho melhor você olhar as insinuações sobre cada casal na série, e claro, com a QUANTIDADE de coisas nos episódios ou, os episódios, que coloquei sobre cada casal, é a resposta do que eu shippo. Se não entendeu ainda, uma dica: quantidade. ;)

Acabou por enquanto as curiosidades sobre a série. Foram poucas, e há mais de 50 que o Dan respondeu. Por que então só citamos 5? Pois em breve traremos um novo quadro pro iCB, falando tudo sobre cada episódio na série, e todas suas curiosidades. Será um novo quadro semanal.

 Assista abaixo um vídeo hilário que o Dan "se inspirou" no web-show que Carly e Sam fazem no epísódio iOMG.



...

Atenção: este artigo faz parte do quadro FreddieNerd, que é baseado no Erro 404 do site TecMundo, com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site.